Click here for Myspace Layouts

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Visita à rádio Discar

   No dia 31 de Janeiro a rádio Reic fez uma visita à rádio Discar, com o objetivo de ter mais conhecimento sobre o radialismo da ilha de caratateua.
   Foi feita uma entrevista com a dona da rádio Discar, também foi feita uma pequena entrevista com um catador de latinhas durante o passeio.
   Durante a entrevista com a dona da rádio foram feitas as seguintes perguntas:


1-A Rádio Discar começou a patir de que ano?

R=Há 25 anos.


2-Quem deu o nome para a rádio, e o que significa?

R=Quem deu o nome foi Evandro Rodrigues Valente, e a Discar significa o que, é a divulgação do nome da ilha, lá fora pra quem não conhece ,porque outeiro é só um bairro, caratateua é a ilha toda abrangendo as ilhas, então para torna-la conhecida lá foi uma maneira de por o nome Discar.


3-È certo que o seu marido foi o primeiro radialista, você trabalhava junto com ele na rádio, e qual era a sua função?

R=Ele foi quem criou a Discar em outeiro, porque não tinha nada, pra dar informes, foi ele quem criou a primeira, na verdade não é uma rádio é publicidade , e é por isso que ela se torna comunitária.


4-Depois da morte do seu marido a rádio continuou?

R=Já com outro nome, que é caratateua propaganda.


5-Que dificuldades a rádio encontrou?

R=Bastante, principalmente financeiros.


6-A Rádio sofreu algum tipo de prenconceito?

R=não, na verdade preconceito entre aspas,muitas pessoas chamavam de rádio cipó, mais eu nunca gostava que chama-se de rádio cipó, eu sempre dizia que era propaganda alternativa, mais ela é bem vista , as pessoas sentem falta quando não vai ao ar.


7-Você já pensou em parar a programação?

R=Não, por enquanto não.


Reportagem: Mariana de Souza.

Entrevistada: Katia Gadelha





                                    Memória de Evandro Valente

Evandro Valente foi um grande homem que sempre esteve preocupado com o desenvolvimento da ilha, ele começou com distribuição de bebidas trabalhando com deposito de bebidas, daí em diante ele percebeu a carência que existia na ilha, a primeira sala de aula do Fidelis foi ele quem construiu, salário dos professores na época ele que pagava incluindo passagem de ônibus entre outras necessidades, com isso passou a fazer a festa das crianças do dia 12 de outubro, era uma festa que abrangia todas as crianças de todos os bairros inclusive das ilhas próximas, uma das ultimas festas reuniu 2.200 crianças sem contar os adultos.

A festa dos anciões que reunia as pessoas idosas era ele quem organizava um almoço pra todos os idosos da ilha. Círio de outeiro o patrocínio era 100% dele, pessoas que precisassem de ajuda financeira, alimentação ele ajudava, primeiro réveillon de outeiro também foi obra de Evandro Valente.

- E qual a essência do Evandro Valente no carnaval ilha?

O carnaval de outeiro foi criado pelo Evandro Valente também, o primeiro desfile com os carros alegóricos, fantasias, arquibancadas foram feito por ele, e também o réveillon de outeiro.

- E quais foram as escolas de samba que mais tiveram apoio e trabalhavam junto com Evandro Valente que até hoje ainda existiam.

Foram: O arrastão da ilha, União da Ilha, Parafuseta da caratateua, entre outras.


Frase de Evandro Valente

*

Desde si, sem pensar em si.

Postagem feita por: Antonio C., Mary e Lucas S.

Um comentário:

  1. eu adorei as postagem parabens pelo blog ele ta demais !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir